Parceria com a Top Atlântico

Desde cedo que o Grupo WAMOS, ao qual pertence a Top Atlântico, tem consciência da importância que a sua ação pode ter para ajudar a minimizar o impacto das suas atividades no Planeta.

Não podemos  ignorar o nosso papel e a obrigação de ajudar a promover o desenvolvimento de um modelo de Turismo mais justo, mais equilibrado e mais sustentável.

Em janeiro de 2021 elaboramos o nosso Relatório de Sustentabilidade, onde diagnosticamos as práticas sustentáveis já adotadas, identificamos as que precisavam de ser melhoradas e delineamos novas ações e caminhos de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas.

O turismo tem um papel de destaque nesse processo pela sua relevância . Sabia que em 2019, 1 em cada 4 empregos no mundo foram gerados devido ao turismo. Esse cenário faz com que a atividade turística sustentável seja crucial para o avanço dos ODS.

Neste contexto decidimos desenvolvermos e promover  ações  em prol de um Planeta melhor e mais sustentável que assinaremos com o selo de “+Planeta”

+Planeta é o nosso compromisso com a Sustentabilidade através de várias iniciativas internas e externas. E porque o Core da nossa atividade são as Viagens, temos como caminho incontornável trazer componentes sustentáveis ao ato de viajar. Assim a Top Atlantico, lançou  o segmento Top Atlântico +Planeta com  Viagens +Sustentáveis onde apresenta desde Escapadinhas em Portugal, Expedições Mundo Fora e Viagens de Voluntariado.

Nos nossos programas de Viagem + Sustentáveis, privilegiamos sempre o recurso a fornecedores locais que contratam trabalhadores locais, promovendo a economia dos lugares; incluímos visitas aos mercados locais onde os viajantes possam fazer compras que alimentem e promovam os comerciantes e comunidades locais; incorporamos componentes formativas e de sensibilização à preservação da natureza e das espécies; visitas a parques naturais, cujo preço da entrada contribui para projetos de conservação; visitas ou interação com as comunidades, participando em projetos que contribuam para o desenvolvimento local e ou ensinem os viajantes sobre a cultura e património a preservar;  entre outras componentes.

E não sendo possível, para alguns destinos, viajar sem recurso ao transporte aéreo e motorizado , pretendemos fazer o offset das emissões de CO2 das viagens vendidas ao abrigo dos programas de Turismo Sustentável e trabalhamos para que  num futuro próximo faze-lo em todas as viagens  com a  colaboração e ajuda dos nossos viajantes.

Por esse motivo, assinámos um Protocolo com o programa CRIAR BOSQUES da QUERCUS, para que todos os programas de Viagem  Top Atlântico + Planeta contribuam com a plantação de árvores, criando assim  uma base de compensação de CO produzida por cada viajante nestas viagens.

O projeto CRIAR BOSQUES visa criar e cuidar de bosques de espécies autóctones, árvores e arbustos originais da flora portuguesa, tendo ficado definido no protocolo :

Plantar o número de árvores autóctones de acordo com a comparticipação recebida da WAMOS;

  • Definir os locais de plantação tendo em conta as parcerias como ICNF e a bolsa de terras;
  • As plantações serão efetuadas entre 15 de Outubro e 15 de Março de cada ano, dependendo do clima;
  • Organização de um dia/ano de atividades de voluntariado de plantação

As Viagens podem e devem tornar-se mais sustentáveis e contribuir para tornar os viajantes mais conscientes e mais interventivos em questões globais de sustentabilidade.

Estamos no início, há ainda muito a fazer, nomeadamente no que respeita à sensibilização de parceiros, fornecedores e viajantes que partilhem este desejo de tornarmos o Turismo mais sustentável.


Queremos dar o exemplo, mas apenas com o envolvimento de todos seremos bem-sucedidos neste desafio que é tornar o nosso Planeta num local mais saudável, mais verde, mais cuidado, mais amigo e justo para todos os que dele desfrutam agora e para as futuras gerações.

Quando viajar, viaje com consciência de que o seu impacto e a sua atitude podem contribuir para um Mundo melhor em termos ambientais e socioculturais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s